VIROU TEMA! O QUE É Bullying E Cyberbullying?

Publicado: 13/03/2010 em Atualidades
Tags:, ,

Olá Galera,

O Tema desta semana vem dos comentários deixados. Olha que legal!

Vamos conversar um pouco do “Cyberbullying”, isso mesmo!

Primeiro a definição de “Bullying”, um termo inglês que chegou ao Brasil para dar nome as brincadeiras de origem infantil e colegiais.  Isso mesmo Bullying descreve atos de violência física e ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de Bullying possíveis, relacionei algumas ações que estão presentes neste ato.

Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences.

Quem assistiu a novela brasileira Caminho das Índias, lembra bem do personagem Zeca, um filho de papai, que vivia praticando Bullying e também Cyberbullying com seus amigos de colégio.

Vamos então à definição do Cyberbullying, termo também da língua inglesa: é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.

Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, redes sociais, blogs, youtube, etc. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não é responsável o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.

Por isso deixo a dica do uso com moderação, pois apesar de uma ótima ferramenta de conhecimento, infelizmente os meios tecnológicos que, a priori, seriam para melhorar e facilitar a vida das pessoas em todas as áreas estão sendo utilizados para menosprezar e insultar outras pessoas. Não existe um tipo de pessoa específica para ser motivo de insultos, sendo que a invasão do e-mail ou a exposição de uma foto, vídeo já é o bastante.

Mas fiquem ligados, algumas redes sociais já disponibilizam um campo para denunciarmos o abuso, exemplo o Orkut, pois os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização.

Na telinha brasileira a mini-novela Malhação teve alguns capítulos retratando este tema, onde a trama mostrava a personagem Valentina teve sua foto de roupa intima, exposta por seu ex namorado, personagem Lucca, via mensagem de celular enviada para toda a galerinha do colégio, onde estudam. Expôs também seus pais e professores.

O Cyberbullying, esta presente também nos jogos virtuais, onde um grupo de pessoas se conectam em rede para brincar, dou como exemplo o Jogo Dota, onde seus jogadores tem como objetivo destruir as torres dos inimigos, e enquanto jogam através do chat do jogo se xingam e ou ridicularizam um aos outros, trocam mensagens hostis ou prejudicam sua participação no jogo.

Isso ai galera, agora que sabemos do que se trata, vamos ficar ligados do que acontece na net e alerta a nossos amigos também. “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR. Jeremias 17.5“.

Muitas vezes do outro lado da telinha do nosso Note a gente não conhece a pessoa e ou não sabe sua intenção, então aprecie com moderação.

Ig Cota Jornalista

About these ads
comentários
  1. Rafael disse:

    Bullying é maus!

    • joset disse:

      Nossa! muito bom seu esclarecimento sobre esse assunto, achei muito claro e objetivo parabens ! e um grande abraço e fica com Deus..

  2. Aline Marques disse:

    Bullying é maus! [2]

    Abordou bem o tema Ig!! =]

  3. bom…….. o bullying e muito chato porem e praticado em varios lugares. bom essa e a minha opiniao.

  4. beatriz disse:

    bullying e uma violencia que nao deixa marcas sobre a pele mais modifica o auto-estima e esgarça o tecido da alma

  5. gAbiii disse:

    muito obrigada ,vc me ajudou muito no meu TRABALHO ESCOLAR……………………

  6. Anônimo disse:

    pçpp+p+p+p+p+p+p+p+p+

  7. Anônimo disse:

    bom trabalho

  8. Anônimo disse:

    bom ajudou muuito na nossa pesquisa… muito bom o trabalho de voces

  9. fefaaa disse:

    triste isso :v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s